Home Sociedade Lousada celebrou o Dia Internacional da Juventude
Lousada celebrou o Dia Internacional da Juventude
0

Lousada celebrou o Dia Internacional da Juventude

0
0

Concelho de Portugal Continental com mais jovens até aos 29 anos

 

Celebrou-se ontem, dia 12, o Dia Internacional da Juventude e o Município de Lousada associou-se a diversos bares do concelho, para a promoção da primeira edição do Sunset Let`s Dance.

O Adeskabir, Black &White, Bamboleo, Park Coffe Lounge, Praça Pública, Sunny Side, Will´s, Bar da Cultura e Haven Café foram os bares promotores do evento.

A atividade teve lugar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca que durante a tarde e noite recebeu pessoas de todas as idades que participaram na animação com música e festa da espuma.

O cartaz musical contou com vários Dj´s Locais e com alguns nomes do panorama nacional.

Também a dança esteve presente neste dia, no seguimento do que habitualmente acontece em Lousada no Dia Internacional da Juventude, com a colaboração de grupos de dança locais. Participaram os Grupos de Dança “Mitos Urbanos”, de Nespereira, e o “Cool Dance”, de Silvares.

Para a Vereadora da Juventude, Dra. Cristina Moreira, os dados mais recentes, apresentados pela Pordata mostram que “Lousada está no 1.º lugar em Portugal Continental no que concerne à percentagem de jovens com idades compreendidas entre os zero e os 29 anos. São mais de 16 500 os jovens, até aos 29 anos, que residem no concelho. Muito importante, pois não se tratam apenas de jovens estudantes, mas daqueles que já têm o seu emprego e, na sua maioria, estão com projeto de constituição de família”.

A Vereadora refere ainda que “são muitas as vantagens e atrativos que levam a que a juventude escolha Lousada para viver. Desde a qualidade de vida, às acessibilidades, aos serviços básicos, ao elevado nível da qualidade de educação, da oferta desportiva e cultural, até aos benefícios fiscais que o tecido empresarial tem. Para que seja possível fixar mais jovens é necessário, também, oportunidades de emprego que lhes permitam ficar na sua terra, ou incentivos da comunidade para criar o seu emprego. Em Lousada temos jovens cada vez mais capacitados em áreas tão diversas como as línguas, as novas tecnologias, que lhes permitem ter uma visão do mundo à escala global”.

Por tudo isto cada vez mais Lousada tem motivos para dar continuidade à celebração do Dia Internacional da Juventude.

Feira das Antiguidades com a Juventude

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude a Feira das Antiguidades, Velharias e Colecionismo realizada no domingo, teve como mote a Juventude.

Assim, foi deixado o repto para que também os mais novos se juntassem a este evento mensal, de modo a terem o seu local de venda de objetos que se adequem a este género de iniciativa ao mesmo tempo que rejuvenescem a Feira.

Participou um grupo de jovens estudantes que tiveram à venda roupa, acessórios e livros.

Na opinião da Dra. Cristina Moreira, “é muito interessante fazer a ligação dos jovens com o que é mais antigo, permitindo que eles passem a ter um conhecimento de muitos objetos cuja história não conhecem. Para além disso é também um modo de rentabilizarem os objetos que têm e não usam, tendo por base uma capacitação para a empreendedorismo”.

Ainda de acordo com a Vereadora da Juventude “importa também diminuir o consumismo existem, aumentando o sentimento de pertença e o contributo para a economia a diversos níveis. A participação de mais jovens nesta Feira das Antiguidades pode perfeitamente representar o espírito empreendedor, em que importa criar competências e adquirir experiência”.

A Feira das Antiguidades, Velharias e Colecionismo decorre todos os segundos domingos de cada mês na Avenida Senhor dos Aflitos.

tags: