Home Saúde Lousada disponibiliza Linha de Apoio Municipal aos doentes Covid-19
Lousada disponibiliza Linha de Apoio Municipal aos doentes Covid-19
0

Lousada disponibiliza Linha de Apoio Municipal aos doentes Covid-19

0
0

O Município de Lousada adotou, desde a primeira hora, várias medidas de modo a que a população fosse apoiada e protegida da Covid-19.

Nesse sentido, foi criada uma Linha de Apoio Municipal (969517603) para prestar auxílio aos cidadãos Lousadenses que se encontram recuperados ou em período de recuperação nas suas casas e em isolamento. A linha é coordenada pelos técnicos municipais da Ação Social que gerem a interligação com o Hospital, Centro de Saúde, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e sistema de recolha de lixo municipal, prestando o apoio indispensável aos cidadãos locais que se encontram a recuperar.

Este serviço criado, exclusivamente, para doentes de Lousada diagnosticados com Covid-19, devidamente sinalizados pelas autoridades de saúde, teve durante a vigência do Estado de Emergência.

De acordo com o Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira, “a autarquia está a fazer um trabalho meritório, humano e próximo junto daqueles que mais necessitam, prestando todo o apoio e criando soluções para os mais diversos problemas que surgem e sempre com um gosto muito especial quando as famílias nos comunicam que estão recuperadas e não precisam de mais ajuda”.

No período acima mencionado foram apoiadas 108 famílias Lousadenses, tendo sido a Linha de Apoio Municipal contactada por 83% dos doentes do concelho. Do total de infetados, 25% estão recuperados e 8.9% necessitaram de internamento hospitalar. 

O apoio prestado continua a ser efetuado através da entrega de kits de proteção individual, avaliação social e, caso necessário, entrega de cabaz alimentar, refeições confecionadas, medicação e apoio domiciliário. A autarquia procede também à recolha de resíduos destas famílias, com equipas diferenciadas. 

O Vereador da Ação Social deixa ainda um a palavra de agradecimento a todos os envolvidos neste processo com destaque para os funcionários do Município que constituem as equipas, as IPSS, juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários de Lousada, GNR e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III, Vale do Sousa Norte.