Home Educação Município de Lousada é parceiro do projeto europeu de Integração Social com terapias
Município de Lousada é parceiro do projeto europeu de Integração Social com terapias
0

Município de Lousada é parceiro do projeto europeu de Integração Social com terapias

0
0

O Município de Lousada é parceiro do projeto europeu, “Integrating Disable People into Social Life With The Hipotherapy and Hidroterapy Methods”, financiado pelo Erasmus +, que tem como finalidade a integração na vida social de pessoas com deficiência, através da hipoterapia e hidroterapia.

Assim, cerca de 20 jovens Lousadenses frequentam duas vezes por semana aulas de hidroterapia e de hipoterapia, que devido à Covid-19, se encontra suspenso. O projeto inclui a realização de formações específicas para pais, treinadores e terapeutas de forma a informar para as vantagens destas terapias.

No âmbito das atividades de divulgação do projeto, os resultados do programa são partilhados com todas as organizações que integram os projeto, escolas e centros de reabilitação. Esta divulgação é ainda efetuada para o público em geral através das redes socias, permitindo consciencializar a sociedade para a normal e natural integração do público com deficiência.

Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “as duas atividades físicas e desportivas têm como objetivo aumentar o desempenho cognitivo, físico e social das crianças inseridas no projeto. Com a implementação das aulas já começam a surgir os benefícios”.

Para a Dra. Helena Silva, fisioterapeuta que acompanha as crianças “este projeto tem um impacto muito positivo ao nível motor, cognitivo, emocional, social, que permite melhorar o desempenho destes jovens a nível familiar e/ou escolar”.

A coordenação do projeto é da responsabilidade da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade Inonu e do Centro de Investigação Atli, da Turquia, em cooperação com parceiros europeus, entre os quais o Município de Lousada, Szczecinska Szkola Wyzsza – Collegium Balticum, na Polónia, e a associação público-privada Rijeka Sports Association, na Croácia.

O projeto está a ser desenvolvido desde janeiro de 2019 e prolonga-se até ao próximo mês de junho.

tags: