Home Ambiente Lousada promove consulta pública do projeto “Paisagem Protegida Local do Sousa Superior” até 22 de junho
Lousada promove consulta pública do projeto “Paisagem Protegida Local do Sousa Superior” até 22 de junho
0

Lousada promove consulta pública do projeto “Paisagem Protegida Local do Sousa Superior” até 22 de junho

0
0

Consulta Pública de 22 de maio e 22 de junho

Paisagem Protegida Local do Sousa Superior

A autarquia está a promover a consulta pública no âmbito do projeto Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPSS). 

A classificação da PPSS assume a missão de salvaguarda dos valores naturais e culturais do Vale do Sousa, no concelho de Lousada, num exercício de promoção integrada da sustentabilidade do território do Vale do Sousa Superior, com benefícios sociais, económicos e ambientais.

Da análise territorial efetuada, a equipa multidisciplinar do Município de Lousada propõe a classificação de uma área de 1609 hectares com especial valor cultural e ambiental.

Assim, dando continuidade ao propósito de envolver a população e demais agentes territoriais em todas as fases do processo, e depois do já concluído processo participativo, a classificação da PPSS entrará agora em consulta pública.

Os interessados poderm consultar a proposta na Câmara Municipal de Lousada ou no sítio da internet do município, em www.cm-lousada.pt/pt/ppss_discussaopublica.

As observações e sugestões devem ser formalizadas por escrito em documento próprio disponível no local de consulta e em www.cm-lousada.pt/pt/ppss_discussaopublica, podendo ser remetidas para o endereço eletrónico biolousada@cm-lousada.pt, por correio normal endereçado à Câmara Municipal de Lousada, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro 4620-695 Lousada, ou entregues pessoalmente entre os dias 22 maio e 22 de junho.

Iniciativas ambientais promovidas pelo Município

A autarquia tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um conjunto de iniciativas ambientais, entre as quais os projetos BioEscola, Plantar Lousada, BioLousada, Lousada Jardins, Lousada Guarda-Rios, Lousada Charcos, entre muitos outros. É intenção do município que estes projetos possam contribuir para qualificar o território, salvaguardar os principais valores naturais e patrimoniais, e contribuir para criar dinâmicas de desenvolvimento (envolvendo o turismo, o lazer, a floresta e a agricultura) que tirem partido e valorizem a dimensão ambiental, alinhadas com a temática da economia verde.

Assim, tendo o Vale do Sousa Superior ter sido identificado como um território com elevado valor ambiental, relevância para a conservação da natureza e para a promoção do património cultural, foi entendido pelo executivo iniciar um processo de criação de uma Paisagem Protegida de âmbito local para o Sousa Superior.

tags: