Home Ambiente Movimento Rio Sousa reune-se com Câmara Municipal de Lousada
Movimento Rio Sousa reune-se com Câmara Municipal de Lousada
0

Movimento Rio Sousa reune-se com Câmara Municipal de Lousada

0
0

Nota de Imprensa

Lousada, 14 de janeiro – O Movimento Rio Sousa reuniu-se hoje nas instalações da Câmara Municipal de Lousada com a coordenadora do Sector de Conservação da Natureza e Educação Ambiental (SCNEA), Drª Milene Matos e a coordenadora dos projetos “Lousada Guarda Rios” e “Lousada Charcos”, Drª Daniela Barbosa. Foram apresentados aos elementos do Movimento Rio Sousa os projetos desenvolvidos pelo município de Lousada no que diz respeito à proteção ambiental.

Relativamente ao Rio Sousa e afluentes pertencentes ao município, o Movimento Rio Sousa louva o trabalho desenvolvido pelo SCNEA, na sua defesa, preservação e educação ambiental, com vários projetos estruturados de forma integrada e abrangente como “Lousada Guarda Rios”, “BioEscola”, “Gigantes Verdes”, “Lousada Charcos”, “Paisagem Protegida do Sousa Superior”.

O Movimento considera que a forma como Lousada aborda esta temática é um exemplo que pode e deve ser replicado pelos outros municípios da bacia hidrográfica do Rio Sousa, sendo essencial defender os rios não apenas em algumas zonas geográficas específicas, mas em toda a sua dimensão territorial, o que implica uma desejada cooperação intermunicipal.

Este foi início de um périplo de reuniões com os municípios abrangidos pela bacia do Rio Sousa, estando já agendada para a próxima quinta feira, 16 de janeiro, uma reunião com a Câmara Municipal de Paredes.

O Movimento pretende aproximar-se dos órgãos autárquicos dos concelhos afetos à Bacia do Sousa de forma a com esses agentes contribuir e colaborar.

Criado no Verão de 2019, o Movimento Rio Sousa é um grupo cívico que surge após o Rio Sousa ser alvo de repetidas descargas poluentes e tem como propósito a defesa de tão precioso curso de água. O Movimento Rio Sousa organizou a marcha em defesa do Rio Sousa que decorreu no passado dia 25 de setembro, dia Mundial dos Rios, que contou a participação de mais de uma centena de pessoas.

tags: