Home Desporto Município de Lousada reconhecido como Amigo do Desporto
Município de Lousada reconhecido como Amigo do Desporto
0

Município de Lousada reconhecido como Amigo do Desporto

0
0

O concelho volta a receber a distinção de “Município Amigo do Desporto” e ainda foi reconhecido, através de votação, como “Programação Desportiva Municipal Recomendada 2019” e “Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019”. 

Estas distinções foram atribuídas pela Cidade Social e APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão de Desporto), no passado dia 20 de dezembro, no XII Seminário Municípios Amigos do Desporto, em Vila Franca de Xira. 

Para o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, “estes prémios vêm na senda dos obtidos no ano anterior o que mostra a qualidade e sustentabilidade do trabalho realizado onde se destaca, também, o trabalho desenvolvido pelas várias associações desportivas locais que contribuem decisivamente para a promoção da prática de atividade física independentemente da idade, género e condição física ou mental”.

A distinção de Município Amigo do Desporto tem o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e da Direção Geral da Saúde, contando ainda com as parcerias da APOGESD, da Associação Nacional de Gerontólogos, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo e a União Portuguesa de Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico.

A distinção relativa ao “Programa de Desporto Adaptado do Ano 2019″, evidencia o trabalho desenvolvido pela autarquia em parceria com as associações que trabalham na área. São diversas as modalidades de desporto adaptado implementadas no concelho, como o atletismo, o basquetebol, Boccia, BTT, hidroginástica, hipismo, parahóquei, natação, ténis e ténis de mesa.

Destaca-se o “I Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Vila de Lousada”, promovido pela associação Lousavidas e com o apoio da autarquia, que se realizou no dia 8 de dezembro, e que contou com a participação da nova equipa de Lousada.

Distinguida a Programação Desportiva Municipal

A candidatura apresentada pelo Município à categoria de Programação Desportiva Municipal 2019 incluía um conjunto de eventos de promoção e dinamização de atividades físicas e desportivas, tendo como destinatários as crianças e jovens, adultos e seniores, onde foi evidenciada a diversificação da oferta, envolvimento do movimento associativo do concelho e participação em projetos europeus.

Na candidatura foram ainda elencados os eventos desportivos de maior relevo de âmbito nacional e internacional em que a autarquia promove e colabora, nomeadamente as provas do desporto motorizado como o Rali de Portugal, Nacional de Ralicross, Motocross e Supercross, Enduro Feminino e ainda provas nacionais e internacionais de ténis, hóquei em campo, atletismo, entre outros.