Home Ambiente PELA PROTEÇÃO DO RIO SOUSA E SEUS AFLUENTES
PELA PROTEÇÃO DO RIO SOUSA E SEUS AFLUENTES
0

PELA PROTEÇÃO DO RIO SOUSA E SEUS AFLUENTES

0
0

O Movimento Rio Sousa, constituído por cidadãos e cidadãs preocupadas com a poluição no Rio Sousa, vem por este meio convidar todos os cidadãos e cidadãs portugueses a participarem numa marcha silenciosa que se irá realizar à partir das 18h, com inicio no Tribunal de Penafiel e fim na Camara Municipal de Penafiel, na próxima quarta feira (dia 25 de Setembro), Dia Mundial dos Rios.

 

PELA PROTEÇÃO DO RIO SOUSA E SEUS AFLUENTES

A água, um bem tão precioso e essencial à vida, à nossa, à de outros seres, à de todo o planeta. Se é certo que o direito a um ambiente salubre é de todos, já o dever de o proteger tem sido exercido apenas por alguns. Os inúmeros apelos de organizações de renome a nível mundial reiteram esse que é um dever comum conferindo-lhe urgência face à atual crise ambiental.

Nos Concelhos da bacia hidrográfica do Rio Sousa a preservação ambiental tem sido, ao longo de anos, relegada para segundo plano. A qualidade de vida da população desses concelhos tem sido menosprezada.
O ecossistema vai, lentamente, perecendo devido à elevada pressão antropogénica, com descargas constantes, muitas de origem desconhecida, e culturas intensivas nas margens do Rio, com uso abusivo de pesticidas e fertilizantes entre outras ações que interferem diretamente com a qualidade da água.
Opomo-nos veementemente à inação, à aceitação de uma realidade poluída, inerte.
Face às queixas e às denúncias constantes às entidades responsáveis, não podemos aceitar a indolência que tem permitido a degradação da bacia hidrográfica do Rio Sousa.
Vimos publicamente solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente (Autoridade Nacional da Água) e às Câmaras Municipais dos concelhos pertencentes à Bacia do Rio Sousa, no âmbito das suas obrigações legais e também morais, respeitantes à saúde pública da população e à preservação e conservação ambiental e dos recursos hídricos, independentemente de terem ou não projetos a decorrer com o mesmo fim a que se destina este nosso manifesto, que se dignem a pronunciar-se relativamente a este assunto apresentado, diligenciando, por todos os meios possíveis, a investigação e consequente responsabilização das empresas e/ou entidades que concorrem para a degradação do Rio Sousa e afluentes.
Defendemos a realização de ações de sensibilização junto da população, estando este movimento disponível para participar e ajudar no que for necessário. Para isso solicitamos ainda, que nos sejam comunicadas todas as diligências realizadas nesse sentido, não só por estarmos a viver uma crise climática, mas também por estar em causa a preocupação da população à qual devem esclarecimentos.
Queremos um futuro para o nosso Rio Sousa e os seus afluentes!

Movimento Rio Sousa

www.facebook.com/movimentoriosousa movimentoriosousa@gmail.com

tags: