Home Património “Pontos de Fuga” para conhecer o concelho de Lousada (inscrições abertas)
“Pontos de Fuga” para conhecer o concelho de Lousada (inscrições abertas)
0

“Pontos de Fuga” para conhecer o concelho de Lousada (inscrições abertas)

0
0

Lousada vai ter, a partir do próximo mês, uma nova configuração do ciclo de visitas ao Património, que passa a designar-se “Pontos de Fuga”.

Este novo ciclo compreende uma visão mais interativa e lúdica do Património, que pretende desenvolver caminhadas interpretadas por técnicos especializados, conferências e performances diferenciadoras, que vão além das já conhecidas visitas guiadas. 

Este é um modo de continuar a descobrir Lousada, nomeadamente os monumentos e sítios onde a ação intemporal do Homem sobre a paisagem promove um diálogo que não se concretiza somente na observação, mas também por toda a envolvente que comunica e cristaliza fragmentos do passado.

“Retábulos… Por trás do altar” é a primeira atividade deste novo conceito, que está agendada para dia 23 de fevereiro, com início para as 9h00.

O retábulo, a peça litúrgica assente atrás da mesa do altar, é um elemento que guarda e integra a arte e arquitetura a partir do século XII, tendo atingindo o seu apogeu no período Barroco.

A visita vai ter como pontos de visita o núcleo de Conservação e Restauro da Dalmática e a Igreja de São João de Covas (Lousada). A atividade proporciona aos participantes a oportunidade única de observar algumas das peças de retábulos em fase de recuperação. 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser efetuadas através do link https://forms.gle/m7gLZ3qpFFDXTyU16

tags: