Home Educação Rastreios do ColorAdd para alunos do 4.º ano de Lousada
Rastreios do ColorAdd para alunos do 4.º ano de Lousada
0

Rastreios do ColorAdd para alunos do 4.º ano de Lousada

0
0

A Câmara Municipal de Lousada associa-se, pelo segundo ano consecutivo, ao ColorAdd, cujo objetivo passa por sensibilizar a comunidade escolar para o daltonismo. A dinâmica realiza-se ao longo desta semana nas escolas do concelho públicas e particulares e tem como destinatários os alunos do 4º ano.

As ações junto dos alunos são realizadas em colaboração com as óticas locais, nomeadamente a Casa dos Óculos, MultiÓticas, Centro Ótico Boa Imagem e Mais Ótica.  

O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos, desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico português e professor da Universidade do Minho. O projeto pretende contribuir para inclusão e a melhoraria da qualidade de vida das pessoas com dificuldade na identificação das cores, problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial.

 ColorAdd Social é o nome de uma associação que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo.

No ano letivo passado foram efetuados rastreios a mais de 500 alunos do 4.º ano das escolas do concelho, incluindo os dois estabelecimentos particulares.

O código ColorAdd é universal, transversal e inclusivo, tendo sido desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de três símbolos gráficos que, conjugados segundo o conceito básico de adição de cores, permitem às pessoas com dificuldade na sua interpretação consigam relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta de cores.

tags: