Home Sociedade Semana da “Diferença na Igualdade” assinalada em Lousada
Semana da “Diferença na Igualdade” assinalada em Lousada
0

Semana da “Diferença na Igualdade” assinalada em Lousada

0
0

Lousada assinala, de 24 de novembro a 7 de dezembro, a “Diferença na Igualdade” com diversas iniciativas, que têm início no fim de semana.

Dia 25, domingo, na Capela Sr. dos Aflitos, vai realizar-se uma missa em homenagem às vítimas mortais, quando se assinala o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres.

No dia 26, segunda-feira, realiza-se a conferência “Dispraxia” – Projeto Erasmus + Dyspraxiatheca, que tem início agendado para as 14h30, no Espaço AJE.

Ainda neste seguimento, no dia 29, quinta-feira, vai realizar-se a ação de formação EKUI, a partir das 17h30, no Espaço AJE, organizado pela Lousavidas. A EKUI é uma nova metodologia de alfabetização e reabilitação inclusiva, que combina a comunicação gráfica, o braille, a língua gestual e o alfabeto fonético.

No dia 1 de dezembro, sábado, vai realizar-se o jantar de Natal da ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares, que vai decorrer na Sede Rancho Folclórico de Nogueira, a partir das 20h00. A 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e, nesse sentido, a palavra inclusão vai estra presente nas diversas atividades. O Desporto Inclusivo vai estar em destaque nas escolas dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, bem como no Externato Senhora do Carmo e no Colégio S. José de Bairros, com modalidades de desporto adaptado.

Durante a tarde vai ter lugar uma palestra, no Auditório Municipal, com o mote Emprego Inclusivo. Após um momento musical pelo Conservatório do Vale do Sousa, vai ser apresentado o Projeto Europeu “Recruit Potential”, seguido do tema “Benefícios para as Entidades Empregadoras na integração de pessoas com deficiência”. Após o intervalo realiza-se uma Mesa Redonda com o tema “18 anos: e agora, que futuro?”, com a Dra. Sílvia Silva, da Rede Local de Intervenção Social, e com a Dra. Patrícia Costa, da ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psicossocial. Vão ainda estar presentes representantes das equipas Multidisciplinares da Educação Inclusiva dos quatro agrupamentos de escolas e o encerramento vai ser feito pela Dra. Cristina Moreira, Presidente do CLAS, que vai apresentar o tema “Rede Social: Capital Inclusivo – Inclusão das pessoas com deficiência”.

A tarde termina com a atuação do Grupo de Dança da ACIP – Casa da Boavista.

O Dia Internacional do Voluntariado assinala-se a 5 de dezembro e, nesse sentido vai ser promovida uma cerimónia, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lousada, destinada aos voluntários de Lousada. Nesse dia também, mas pelas 18h45, realiza-se um Free Running Especial que conta com a participação de Manuel Mendes.

No dia 7, sexta-feira, tem lugar, entre as 14h00 e as 18h00, uma ação de formação no âmbito do projeto “Desporto Sobre Rodas”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, promovido pela PCAND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto, no Estádio Municipal de Futebol do Complexo Desportivo.

tags: