Home Desporto SOUSÕES TRAIL FELGUEIRAS 2019 UM TRILHO DE HISTÓRIA E PAISAGENS ÚNICAS ESTE DOMINGO DIA 13
SOUSÕES TRAIL FELGUEIRAS 2019 UM TRILHO DE HISTÓRIA E PAISAGENS ÚNICAS ESTE DOMINGO DIA 13
0

SOUSÕES TRAIL FELGUEIRAS 2019 UM TRILHO DE HISTÓRIA E PAISAGENS ÚNICAS ESTE DOMINGO DIA 13

0
0

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover o SOUSÕES TRAIL Felgueiras 2019, uma iniciativa que se realiza no dia 13 de outubro, a partir das 9h00, e que tem a particularidade de aliar a prática desportiva ao conhecimento da cultura regional, durante o percurso deste fantástico Trilho.

Felgueiras pretende com este trail mostrar a sua riqueza paisagística que acompanha os trilhos do Vale do Bugio e Ferro. São trilhos de beleza singular que percorrem as encostas do Vale entre as freguesias de Jugueiros e de Sendim, um património único a poucos quilómetros do centro da cidade de Felgueiras.

O SOUSÕES TRAIL Felgueiras 2019, com mais de 600 inscritos, conta com duas provas competitivas (trail Longo de 25km e trail Curto de 17km) e uma caminhada de 13 km, com percursos que se estendem entre os fantásticos trilhos. Os trajetos que envolvem o vale onde o Rio Bugio e Ferro passam contornos de caminhos antigos e cheios de história e histórias.

Com partida e chegada da emblemática alameda de St.ª Quitéria, os participantes passarão por lugares míticos como as Barrias,  S. Salvador, Villa Romana de Sendim, entre tantos outros que tornam estes trilhos locais únicos para a prática do trail.

Refira-se que, Felgueiras está no centro da construção da nacionalidade através da linhagem da família dos Sousas, nobreza medieval detentora de um vasto território desta região do Entre-Douro-e-Minho. Aos Sousões, nome pelo qual ficaram conhecidos, é atribuído o esforço guerreiro das conquistas e sucessos em que assenta a fundação e a expansão territorial da génese do reino português. Linhagem da nobreza medieval portuguesa associada à conquista e fundação da nacionalidade, detentora de um vasto património territorial centrado na região do Entre- Douro-e-Minho. O registo da história coloca Felgueiras como palco de atuação dos Sousões, intimamente ligada à génese e aos primeiros passos do jovem reino português.

Fortemente alicerçado na componente histórica associada aos Sousões e intimamente ligada à génese e expansão do Reino Português, através do esforço guerreiro que os caracterizava, surge naturalmente o nosso chavão, SOUSÕES TRAIL – UM TRILHO COM IDENTIDADE”.