Home Saúde Unidade do CHTS completa hoje 7 anos e disponibiliza tablets para contato entre doentes e familiares
Unidade do CHTS completa hoje 7 anos e disponibiliza tablets para contato entre doentes e familiares
0

Unidade do CHTS completa hoje 7 anos e disponibiliza tablets para contato entre doentes e familiares

0
0

Hospital de São Gonçalo com mais consultas e cirurgias em 2019

Está previsto, com a retoma nas próximas semanas da atividade suspensa, reforço de mais valências em Amarante

Hoje, dia 29 de Abril, assinala-se o 7.º aniversário do Hospital de São Gonçalo, em Amarante. Ao contrário dos anos anteriores, devido à situação que se vive no nosso país, não será possível comemorar esta data com a comunidade.

Este hospital, em conjunto com o Hospital Padre Américo, em Penafiel, constituem o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), um dos centros hospitalares do país com maior carga assistencial, no que concerne à população e à área geográfica que tem a incumbência de assistir.

Essa responsabilidade corresponde a tratar a saúde de mais de 5% da população portuguesa, ou seja, 520.000 pessoas, localizadas em 12 concelhos de quatro distritos.

Nesta data de celebração do 7.º aniversário do Hospital de São Gonçalo, e porque os tempos que vivemos não permitem as tradicionais celebrações, importa no entanto deixar o registo do que tem sido a crescente intervenção deste hospital na atividade de todo o CHTS.

De facto, o ano 2019 significou o ano em que se bateram recordes nas diferentes linhas de atividade desde que este hospital foi construído.

Em comparação com 2015, os números são bem elucidativos:

2015 2019
nº doentes saídos do internamento (agudos) 1 721 1 985
nº cirurgias em Ambulatório 2 738 6 219
nº consultas médicas efetuadas 45 887 52 445

 

Gradualmente e de modo consolidado, o Hospital de São Gonçalo tem vindo a ser incluído no roteiro da atividade do CHTS nas mais diversas valências, havendo cada vez mais especialidades que ali realizam consultas e outros procedimentos.

Nas próximas semanas, e assim que a retoma paulatina da atividade entretanto suspensa possa ser assegurada, mais algumas atividades do CHTS virão a ser reforçadas e em devido tempo se dará notícia pública dessas evoluções, tal como no ano anterior com a abertura do polo da clínica do pé diabético e as consultas diferenciadas de pediatria.

Atribuição de tablets consolida possibilidade de videochamadas entre doentes e familiares impedidos de visitar durante pandemia Covid-19

Já muito recentemente, e em pleno período de pandemia, se começaram a realizar videochamadas entre os doentes e os familiares que estavam impedidos de fazer visita, situação que se vai agora consolidar ainda mais com a atribuição de tablets para que em cada ala haja essa solução ainda mais disponível, para melhoria da humanização na prestação dos cuidados.

Com o compromisso de continuar a trabalhar para a melhoria e aumento da prestação assistencial, fazemos votos que em 2021 haja outras condições para comemorar, juntamente com a comunidade o 8.º aniversário do Hospital de São Gonçalo.

tags: