Home Ambiente XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental realizaram-se em Lousada
XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental realizaram-se em Lousada
0

XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental realizaram-se em Lousada

0
0

É fundamental que haja educação e cultura ambiental”

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Câmara Municipal de Lousada promoveram as XXV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, no passado fim de semana. A ”Educação Ambiental e diálogo intergeracional: oportunidades e sinergias” foi o mote escolhido.

Na sessão de encerramento o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, começou por salientar que “Lousada fica associada à celebração dos 25 anos de Jornadas Nacionais de Educação Ambiental. O concelho não foi, certamente, escolhido ao acaso para a realização do evento, em que foram discutidos os problemas, mas também as soluções em que nos devemos concentrar”.

Para o Dr. Pedro Machado existem conceitos que devem ser tido em consideração, nomeadamente, “descarbonizar, ensinar e promover a literacia, envolvendo os jovens, adultos e idosos. É fundamental o diálogo intergeracional em que se deve juntar a astúcia de uns com a sabedoria dos outros. Mas é também fundamental o modelo de intervenção das políticas públicas, desde o poder local ao poder central e aos modelos de governança europeus e mundiais”.

O Presidente da Câmara terminou a intervenção afirmando que “é necessário incentivar os jovens a tomar as rédeas dos destinos, na certeza de que não temos um plano b, porque não temos um planeta b”.

O Ministro do Ambiente e Transição Energética, Eng. João Matos Fernandes, que marcou presença na sessão de encerramento das Jornadas, teve a oportunidade de referir que “é cada vez mais importante falar e tratar de ambiente. A mudança de hábitos por parte da população tem de ser aceite pela sociedade e, para tal, é fundamental que haja educação e cultura ambiental para entenderem que estão a tratar do seu futuro e do das próximas gerações”.

A inauguração da Unidade de Triagem de Lustosa no passado dia 8 de março foi também evidenciada pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética destacando que este equipamento “vai permitir menos resíduos em Lousada e mais recursos. Os resíduos são transformados em matérias-primas secundárias”.

Jornadas com especialistas nacionais e estrangeiros

Durante os três dias em que decorreram as Jornadas houve conferências, exposições, bem como oficinas pedagógicas e saídas de campo. Marcaram presença no evento Ignace Schops, da Federação EUROPARC, Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, Edgar Gaudiano, Universidade Veracruzana – México, e Pablo Meira, da Universidade de Santiago de Compostela.

O programa das Jornadas teve em linha de conta três eixos temáticos. O primeiro foi a “Educação Ambiental: diálogo intergeracional e inclusão social”, seguindo-se a “Educação Ambiental na valorização das comunidades locais” e também aEducação Ambiental: abordagens cooperativas, artísticas e de bem-estar”.

tags: