Início » Hoje, sábado, a 22.ª Noite Europeia dos Morcegos – Lousada’s Bat Night.

Hoje, sábado, a 22.ª Noite Europeia dos Morcegos – Lousada’s Bat Night.

por admin

O FAPAS e a Câmara Municipal de Lousada estão a promover, dias 18 e 19, sexta-feira e sábado, a 22.ª Noite Europeia dos Morcegos – Lousada’s Bat Night.

A Noite Europeia dos Morcegos é uma proposta do EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus – de 1994, para a divulgação da importância da conservação dos morcegos. Tem lugar em mais de 30 países de entre os quais está Portugal.

Das 27 espécies de morcegos que existem em Portugal, nove espécies estão ameaçadas de extinção. Os morcegos mostram-se muito importantes para a sobrevivência humana uma vez que são fornecedores de serviços dos ecossistemas fundamentais para o equilíbrio ecológico.

Com o Lousada’s Bat Night pretende-se melhorar os conhecimentos da sociedade sobre a biologia dos morcegos, melhorar a opinião sobre estes animai e promover mudanças de atitudes face aos morcegos e à proteção da natureza.

O convite é feito pela organização para que a comunidade participe no Parque de Lazer de Casais e acompanhe-nos numa visita ao Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio.

No dia 18, sexta-feira, o programa destina-se a docentes e alunos, com a receção no Auditório Municipal.

Entre as 9h30 e as 11h00 vai ter lugar o Encontro Infanto-Juvenil de correspondentes em Ambiente, em que vão ser mostrados os trabalhos realizados.

Segue-se a apresentação das estratégias de atuação para operacionalizar os conhecimentos, com a participação da Dra. Carla Lopes, da FAPAS.

A tarde vai ser passada no Parque de Lazer de Casais com ateliês de adereços, de observação de guano, de construção e colocação de caixas-abrigo e também a parede de escalada “A gruta do morcego”. A partir das 20h00 vai realizar-se a deteção noturna de morcegos.

No sábado, a atividade tem como destinatários os docentes, que durante todo o dia vão participar numa visita guiada ao Centro Ciência Viva do Alviela.
O evento é acreditado, 0,5 créditos, para docentes do ensino básico.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário