Início » IDEIA DE NEGÓCIO E EMPRESAS DE FELGUEIRAS FORAM DISTINGUIDAS NA 3º EDIÇÃO DO CONCURSO “Concurso TâmegaSousa Empreendedor”

IDEIA DE NEGÓCIO E EMPRESAS DE FELGUEIRAS FORAM DISTINGUIDAS NA 3º EDIÇÃO DO CONCURSO “Concurso TâmegaSousa Empreendedor”

por admin

3.ª edição do “Concurso TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”

Durante o Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora

A ideia de negócio “Resipel” desenvolvida em Felgueiras, em setembro deste ano, no âmbito da B.Box Business in a Box –Tâmega e Sousa e as empresas de Felgueiras “Carité Calçados, Lda.” e a Hearts, Lda, esta dedicada à inovação na produção artesanal de bordados e que integra o Roteiro de Turismo Empresarial de Felgueiras, foram distinguidas no âmbito da 3.ª edição do “Concurso TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”. A distinção aconteceu durante o Fórum para a Competitividade do Tâmega e Sousa – Território e Dinâmica Empreendedora, no dia 30 de novembro, no Auditório Municipal de Cinfães, onde marcaram presença cerca de duas centenas de participantes.

A ideia com futuro Resipel, a Carité Calçados, Lda. e a Teatromóvel foram as vencedoras do concurso: na Categoria 1 – Ideias com futuro, na Categoria 2 – Empresas com futuro e na Categoria 3 – Inovação social com futuro, respetivamente. A Destilaria Nova e a Naru conquistaram a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 1 – Ideias com futuro; as empresas Hearts, Lda. e Metalúrgica do Fojo, Lda., a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 2 – Empresa com futuro; e os projetos Escola de Futsal Os Afonsinhos e Revolução das Minhocas, a segunda e terceira classificação, respetivamente, na Categoria 3 – Inovação social com futuro.

De salientar, pelo interesse para a estratégia de economia circular do Município de Felgueiras, que a ideia “Resipel”, primeira classificada na categoria ideias com futuro, visa reutilizar os resíduos da indústria do calçado em Felgueiras. Nesta orientação procura a criação de um sistema logístico que conecte as empresas do calçado às transformadoras, potencializando a reinserção dos resíduos no mercado como uma nova matéria-prima.

 

FÓRUM PARA A COMPETITIVIDADE DO TÂMEGA E SOUSA – TERRITÓRIO E DINÂMICA EMPREENDEDORA

Os desafios económicos da região, tendo como foco os seus setores estratégicos, como a fileira da moda (calçado, têxtil e vestuário), o mobiliário, a metalomecânica, a construção, o turismo e a fileira do vinho (viticultura e indústria do vinho), foram os temas em debate durante o evento.

Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, José Martino, CEO da Ruris, José Marques da Silva, CEO da Finance XXI Consulting, João Costa, Vice-Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e Fábio Duarte, Presidente da Comissão de Criação da Industry Business School da ESTG P.Porto foram os especialistas responsáveis pelo debate em torno da competitividade territorial e dos desafios económicos. Uma reflexão ilustrada com casos de sucesso, reveladores da cultura e das dinâmicas empreendedoras do Tâmega e Sousa, de que são exemplo a IRMATIM – Construções Metálicas, representada pelo seu Diretor Comercial, Carlos Sousa, a Savana Calçados S.A., pelo CEO Jorge Fernandes, a Casa de Santiago, pela CEO Isabel Teixeira, a Artnovion, pela Business Developer Patrícia Silva Castro e a Gallo Designers – Branding Studio, pelo seu Administrador, Carlos Gallo.

O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Carité

 

Hearts

 

CLASSIFICAÇÕES

Categoria 1 – Ideias com futuro

1.º classificado – Resipel

2.º classificado – Destilaria N

3.º classificado – Naru

Categoria 2 – Empresas com futuro

1.º classificado – Carité Calçados, Lda.

2.º classificado – Hearts, Lda.

3.º classificado – Metalúrgica do Fojo, Lda.

Categoria 3 – Inovação social com futuro

1.º classificado – Teatromóvel

2.º classificado – Escola de Futsal Os Afonsinhos

3.º classificado – Revolução das Minhocas

Também poderá gostar de

Escrever um comentário