Início » Outubro é o Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama

Outubro é o Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama

por admin

O Município de Lousada associa-se, mais uma vez, à Campanha Comunitária de Prevenção do Cancro da Mama que decorre durante o mês de outubro – Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Esta campanha passa também pela na venda de artigos em várias entidade e instituições como é o caso da Câmara Municipal, o Centro de Saúde de Lousada, as Piscinas Municipais, o Conservatório do Vale do Sousa e das sedes dos agrupamentos de escolas de Lousada.

No dia 31 de outubro realiza-se o Jantar Onda Rosa, que vai ter lugar no restaurante Meet You, no Campo de Tiro. As inscrições para participar no jantar devem ser efetuadas através do e mail ana.faria@cm-lousada.pt.

No jantar vai ser entregue, ao representante da Liga Portuguesa Contra do Cancro, o valor angariado nas diversas ações desenvolvidas durante o mês de outubro.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem disponível uma unidade móvel onde se realizam mamografias, por profissionais credenciados, de forma gratuita. As principais destinatárias desta iniciativa são mulheres com idades compreendidas entre os 45 e 69 anos, convocadas pela Liga Portuguesa contra o Cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro “o Rastreio do Cancro da Mama pretende não só um diagnóstico precoce, descobrindo tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis e só vistos em mamografia ou ecografia ou em fase evolutiva não invasiva permitindo assim tratamentos menos mutilantes (cirurgia conservadora) e menos traumatizantes e uma sobrevida livre de doença e global mais longa. Por exemplo, para melhor avaliação da importância do rastreio, bastará comparar um tumor que tenha menos de 2 cm de diâmetro tem uma sobrevida aos 10 anos de 85% e um tumor disseminado, com lesões noutros órgãos terá uma sobrevida aos 10 anos menor de 15%”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário